24 de jun de 2012

Massagem e Retenção de Líquidos




            A massagem profunda (Neurocirculatória) e a Drenagem Linfática trabalham, na sua essência, a troca de líquidos entre as células, os espaços intersticiais e os vasos linfáticos e sanguíneos. A massagem otimiza a troca de líquidos. Isso se dá pela pressão sobre os tecidos que os esvazia e a seguida descompressão que possibilita novamente seu preenchimento. Alem desse mecanismo básico a renovação que ocorre desestabiliza um delicado equilíbrio homeostático (da igualdade dos líquidos) que desencadeará uma posterior troca e depuração de todo o líquido circulatório do corpo. É nesse aspecto que a massagem pode ajudar na retenção hídrica. Para alguns, a retenção de líquidos tem sua origem numa disfunção do sistema urinário (rins). Quando isso ocorre, insuficiência renal (o rim não faz urina), a massagem está contra-indicada. Contudo, a retenção de líquidos pode ter outra causa, uma disfunção orgânica (hormônios por ex.), e os rins funcionam bem. Nesse caso a massagem poderá ser usada. Consulte seu médico para saber a causa da retenção de líquidos.
            O que torna a massagem eficiente na retenção de líquidos? Quando se recebe massagem (Neurocirculatória profunda ou Drenagem Linfática) a pressão sobre os tecidos obriga o líquido intersticial a sair do tecido, com o resultado do metabolismo da celular, para  tornar-se sangue ou linfa, vai depender por onde sairá. Essa troca de lugares dos líquidos fará com que se altere o equilíbrio da composição do sangue, agora carregado com as toxinas do líquido intersticial. Por outro lado, os rins, se estiverem funcionando bem, perceberão componentes no sangue que deverão ser removidos (o resultado do metabolismo que veio do interstício celular massageado). Para isso terão de fazer urina usando líquidos do corpo. Depois da massagem a pessoa deverá sentir vontade de urinar. Nessa ótica, pode-se dizer que a massagem “suja o sangue”. Os rins, para limpar, têm de fazer urina. É por esse motivo que a massagem, mesmo em pessoas sem problemas, não deve ser muito prolongada, pois vai “sujar” muito o sangue e não deve ser feita naqueles cujos rins não trabalham bem. O tempo apropriado para massagem que troca líquidos fica por volta de 50 minutos. Ë conveniente iniciar e terminar a massagem oferecendo água ao que vai recebê-la.       

DIFEP-1956 POA/RS

Para contratar meus serviços ligue 21 8641-1584
Fonte :abcdamassagem  (sos corpo)  

6 comentários:

  1. Boa tarde amigo!

    A tão falada massagem linfática,
    eu acho eficaz contra a retenção
    de liquidos, eu nunca fiz mas tenho
    amigas que fizeram e por recomendação
    médica!

    Eu passei a seguir o seu espaço amigo!
    uma ótima semana!
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Dany !
    Uma ótima semana para você também .
    Agradeço sua visita e comentários .

    ResponderExcluir
  3. Oi Francisco,

    Estou feliz em te-lo de volta.

    A drenagem linfática é super eficiente contra a retenção de líquidos mesmo e recomendada por médicos em alguns pós operatórios.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Van ,
      Os médicos recomendam em muitos casos a Dl
      no pré e pos operatório !

      Obrigado pelo carinho.
      bjs

      Excluir
  4. Francisco, eu sempre fico me perguntando como é a drenagem, e hoje, para minha satisfação, tive uma aulinha aqui! Que sorte.
    Os meus rins funcionam bem demais, mas mesmo assim, já estou atenta à dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sissym ,
      Que bom que pude ajudar a esclarecer !
      Continue nos acompanhando , que acho podemos contribuir sempre . Obrigado pelo carinho .
      E quando puder , gostaria de ter a satisfação de poder fazer uma massagem em você .

      bjs

      Excluir

massoterapeuta-RJ
agradece seu comentario!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Seguir por e-mail

visitas

Eventos Realizados